Monday, June 09, 2008

Meet People


Depois de um longo período de folga sem postar, aqui estou eu novamente. E acreditem....não voltei cheio de grandes novidades.

Enquanto estive ausente,tratei de resolver algumas pendengas. Fazia uns 6 meses que estava com meu passaporte vencido. Percebi quando resolvi dar um pulo na Korea. bom , a viagem não deu certo pois meu namorado teve de viajar pra China a trabalho. De qualquer forma, não ia conseguir sair com o passaporte vencido a menos que usasse o japonês ( sim, tenho dupla nacionalidade )

Entrei no site do Consulado brasileiro pra saber o que precisa ter em mãos pra solicitar a renovação. Pedia os seguintes documentos:

- 2 fotos 5x7
- Certidão de Nascimento
-
Cópia do Gaikokujin Tooroku ( Nosso ID de estrangeiro aqui no Japão )
- Cópia das Páginas 1 e 2 do passaporte antigo
- CAM ( Comprovante de Alistamento Militar )


Logo que vi o que precisava surtei. Quando se mora no exterior, depois que o rapaz faz 18 aninhos tem de todo ano, enviar uma carta de pedido de adiação na incorporação dos serviços militares, que é obrigatório infelizmente no Brasil. fiz isso por duas ou três vezes e depois nunca mais. E como nunca mais fiz, perdi o CAM.

Meu dilema era que para renovar o passaporte, ( que na verdade não pode deixar vencer ) precisava da cópia original do CAM e pra retirar a 2a. via do CAM precisava do Passaporte em dia . Ou seja, estava literalmente FUCKED !


Em qualquer lugar do mundo em que vc esteja, conhecer pessoas influentes e fazer boas amizades, abre muitas portas e em alguns casos, salva casos perdidos como o meu.

No escritório tenho um amigo que conhece duas funcionárias dentro do consulado. Certa vez, comentando meu infortúnio, ele me disse que também precisava ir pra renovar o dele.
Rapidamente me prontifiquei em ir junto. Sabia que assim que apresentasse os documentos e eles ficassem a par da minha situação, ia ter escutar a bronca. Fui preparado psicológicamente.


Claro, chegamos bem cedinho e tive de enfrentar o RUSH da manhã. Ninguém merece. Nem meu pior inimigo. Quem já acompanha meus posts devem saber que odeio trem aqui no Japão por <> motivos.

Depois que chegamos lá, meu amigo apresentou os documentos dele e eu os meus. Ambos tivemos de tirar as fotos de novo e lá se vão mais 2,000円.

Eles aceitam as fotos de apenas um fotógrafo que fica há algumas quadras do prédio do consulado. Aproveitamos e fizemos uma pausa pra um rápido Breakfast.

De fotinhas novas tiradas ( que ficaram horríveis por sinal, pois detesto foto de documento ) voltamos ao Consulado e meu amigo pediu pra Selma* me atender. Fou muito mais fácil assim, porque o tratamento da primeira que me atendeu comparado com o dela foi totalmente diferente. Além de tudo ter dado certo, também acabei por fazer amizade com ela que diga-se de passagem, é muiitoo gente fina. super bacana. Não a estou elogiando apenas por ter me ajudado a resolver meus problemas dos quais ambos foram falta de responsabilidade de minha parte, confesso, mas porque ela foi muito simpática e prestativa. E depois ainda ficamos batendo um papinho sobre assuntos diversos, sobre como ambos os tabalhos ( sim, porque o meu trabalho também lida com o público o que não é nada, mas nada fácil ) estressam as nossas vidas, indiferentes aos olhares raivosos de quem esperava ansioso na fila a sua vez.

Leitores , conhecer pessoas nunca é demais. E saber ser prestativo também ajuda. Hoje fui eu quem precisou da ajuda deles, mas como tudo é recíproco, estarei aqui quando precisarem.

Sempre é bom conhecer alguém aqui e ali para eventuais necessidades.Principalmente se trabalham em consulados, bancos, embaixadas...enfim.


Obrigado Ryu e Selma *



( nomes fictícios )

2 comments:

Kiyomi, a.k.a. Piggy said...

Eu sei o drama de ter que encarar renovação de documento. E cá pra nós: aquele fotógrafo deve ganhar um money extra pela exclusividade, só pode! Quando maridon renovou o passaporte, assim como eu, "foto somente no velhinho do lado oposto do Consulado"...
Conhecer pessoas pode trazer bons frutos desde que dentro deles não tenha um bicho. Ou aqueles otimistas - meio bicho.

Leo Yk said...

Um bicho....pode acontecer pior..
pode ter uma bicha!! hahahaha! Ai complica ! xD