Friday, December 19, 2008

Crise ?? Onde ? Quando? Séerioo??


Estamos no meio de uma crise mundial que abalou o sistema financeiro de vários paises e fez a bolsa de Nova Iorque despencar.Quando alguma coisa resolve despencar lá nos States, todo mundo sente a queda. O Japão, que é a américa oriental, mais ainda.
Sabe aquela frase que a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco? Faz sentido. Os brasileiros que vivem aqui no arquipélago foram os primeiros a sentir a crise.Ela veio do nada e em uma semana já tinha gente aos montes no olho da rua.

Quem morava em algum apartamento alugado pelas empreiteiras teve de sair.A solução? Foi fazer a única coisa que poderiam fazer. Ir pra debaixo da ponte dos shinkansen. Muitos não tem economias pra situações como essa. Andam falando por ai que os japoneses também não escapam. Mas a crise, por mais feia que a coisa possa estar ai fora, não vem pra todos.
Thanks GOD ......

Por duas vezes essa semana, fui com a Lu pra Shinjuku e vi gente gastando adoidado. Fui comprar meus mimos na L'Occitane e Lancôme..sem querer fazer merchandising..o departamento de Brand lotada de gente. Nas ruas ,nos restaurantes e lojas. Afinal,cadê essa crise que tanto se fala?
O bem da verdade, é que essa crise não atingiu todo mundo. Quem tem dinheiro, tem mesmo.
Pera lá gente,o fato de eu estar gastando horrorres não quer dizer que estou nadando em dinheiro.
Apenas não estou sentindo os efeitos dessa crise felizmente.


Fui pra Shibuya na terça...as lojas lotadas de gente, o restaurante que fomos em Shibuya divide o mesmo floor com uma disco que também estava apinhada de gente jovem e bonita. Mas...
Ainda era terça feira e a disco lotadíssima. Cadê ela??
A Crise desaparece em meio a multidão em Shibuya...as pessoas no Times Square ( Takashimaya ) se atropelando cheio de sacolas e em Shinjuku tudo enfeitado e decorado pro Natal que na verdade nunca acontece nesse Japão, todos muito entretidos com compras.
Fui ver o preço de um conjunto de pisca-pisca e quase cai de costas.Não comprei. As coisas no Tokyo Hands estavam caríssimas.Fica tudo super faturado nessa época do ano.Mas você acha que não tinha gente carregado de compras? Era o que mais se via nesses dias.


Agradeço os e-mail recebidos do pessoal ai no Brasil. Mas estamos bem, obrigado e não, ainda não estamos debaixo da ponte do shinkansen.Apesar de não sentir os efeitos, quero que ela acabe logo.E as pessoas vão enfrentar nas ruas, a pior época. O frio é cortante. Pior aqueles que tem filhos.Se eu pudesse, tirava todo mundo da rua.Alugava um galpão ou um lugar grande pra abrigar todo mundo sei lá....sacanagem as empresas tirar o teto das pessoas sabendo que elas não tem pra onde ir. Povo desumano e ingrato. Uma vergonha isso sim.
SE eu ganhar no takarakuji, minha primeira tarefa, vai ser tirar todo mundo da rua, e digo os brasileiros claro. Sem querer desprezar os japoneses que também dividem as ruas agora com os brasileiros. Mas acho que eles não trabalham por falta de vontade mesmo. Os brasileiros precisam do trabalho, tem um sonho. Mesmo que esse sonho possa estar agora bem adormecido lá no fundinho de seus corações, sempre deve haver esperança e força de vontade. Uma hora, podem regar de novo a sementinha e quem sabe dessa vez, ela possa germinar e produzir os frutos que tanto se esperava...

8 comments:

fee said...

achei que seu post ia ser totalmente snob ._.
'fui pra lá, fui pra cá, comprei isso e aquilo...'

mas o final foi bonitinho ~~'
apesar das coisas nã serem tão fáceis assim x.x'


é.. aqui tá um lixo..
sei lá quando volta ao normal..
mas fácil não tá~

tipo... domingo que antecede o natal, ontem dia 21...
e o mercado que eu trabalho nem tava cheeeeeeeeeeeeio como nos outros anos passados...
essa época é a que mais vende no ano, em todos os setores.. pelo menos aqui no brasil é..
e agora com essa tal de crise tá tudo tão devagar...

aqui em casa, minha família e talz, tá tudo bem, ninguém passando fome, mas as coisas mudaram um pouco, tentando gastar menos e talz, energia elétrica tá cada dia mais cara, saindo menos, comprando menos porcarias..
e esse ano acho que o povo nem vai viajar...

dos brasileiros que conheço que estão no Japão.. até agora ninguém teve de ir pra debaixo da ponte, mas a maioria deles tá dizendo que se as coisas não melhorarem vão voltar ao Brasil~

enfim.. eu espero realmente que tudo isso acabe logo~

Leo Yk said...

― ㅋ ㅌ ㅌ

Ele me chamou de snob assim..na lata! xDDD
Mas tá certo..sou meio snob acho...Mas fico revoltado quando vejo uma injustiça.
Hoje falei com uma cliente que mudou de endereço e disse que foi a praia pra conhecer mesmo, e disse que ficou chocada. Encontrou várias familias de brasileiros morando nas areias com seus móveis e dentro de cabanas de camping.

No frio que faz essa época do ano, dentro de quatro paredes você já sente frio, imagina na praia dentro de uma fina cabana de acampamento....acho isso o cúmulo.
Simplesmente inadimissível.Ninguém faz nada.Nem governo brasileiro nem japonês.Ela ainda me disse que tinha familia com crianças..

Se esse povo morrer como fica? Fic aqui meu apelo pras autoridades competentes tomar alguma providência...

..."mas o final foi bonitinho"...
Não sei se foi elogio isso..haushausa!!

Voltar ao Brasil é a única opção pros brasileiros que tem ainda algum dinheiro no porquinho cor-de-rosa.

fee said...

AHSIOUAhsihaOISHas~
gomen Hiro chan~
sinceridade ruleia.. ^^'

mas...
acho que eu que sou humilde demais às vezes ._.

nossa! na praia!
taiheeeeeeeeeeeeeen desu ne~ x.x'

aqui as empresas tão demitindo a lot~ =x

claro que foi um elogio! XD
SIOHauihsAUIOHSUAs
bobo <3

é...
tem que agradecer dessas coisas não afetarem a gente e tal, mas que é foda ver essas coisas e querer fazer algo mas não saber o quê ou não poder fazer é díficil ._______________.

fee said...

Ah!!
detalhe que ele adorou meu nome em caracteres korean: ' ― ㅋ ㅌ ㅌ '

AUHSIOUAhsuiaHSIUahs

depois qeu eu vi que até aqui ele colou o nome~ XD

kkkkkkk~

Mary said...

Olá Léoo!
Quanto tempo né, vc sentiu minha falta? Eu tb tive vários contratempos e fiquei sem um tempo de entrar na net e ver as suas novidades xD Mas qual foi minha surpresa quando eu percebi que quase não havia atualizações hihi
Mas sei que pessoas como vc naum devem ter muito tempo mesmo.

Essa crise é mundial mas felizmente,estamos todos bem. Tenho visto na tv que a situação dos brasileros ai no Japão tá feia Léo. Mas realmente esta fora do meu alcance fazer alguma coisa por eles.Deve ser duro passar por isso em um outro Pais.Que acabe logo.
Bjo

Hideki said...

Bom acho q essa crise ja ta passando ne? onde trabalho nem senti essa crise heim, foi so por 1 mes q a demanda diminuiu, pois no mes seguinte ja estava normal, e eh triste mesmo essa de brasileiros ir parar de baixo da ponte, isso n~ eh vida, meses atras soh tinha isso na tv, brasileiros sem teto, foi triste mesmo =/ + o setor de carros q sentiu + ne? pelo menos foi oq + se noticiou por aqui...

Leo Yk said...

Vc tem sorte Hyde, ou melhor, nós temos sorte.A queda foi em todos os setores, muito ou pouco, de acordo com a região...Mas eu sou otimista e sempre espero que ''tudo que cai, uma hora sobe novamente'' ....rsrs

Hideki said...

TUUUUUUUUUUUUDO Q CAI UM DIA SOOOOOOOOOOBE!!! AHAM AHAM AHAMMMMMMMMMM!!! =X ainda bem q n~ estamos na idade q td tah caindo.... as coisas sobem facil facil...