Tuesday, July 28, 2009

Okinawa Island




Verão chegou de vez....
Tá um calor dos infernos lá fora e sim, estou trancafiado dentro de casa com a porta do meu quarto fechada escutando Shakira e com o ar condicionado nos 24°c graus.Deixo em 24°c porque meu quarto nem é tão grande e se ficar abaixo de 24°c eu congelo de frio. Estava revirando o meu armário atrás de um tênis novo que eu havia comprado pra usar na academia e achei algumas fotos da minha última viagem a Okinawa. Essa época do ano, ir pra Okinawa sai mais caro do que passar uma semana em Honolulu.Não sei porque não me perguntem. Meu pai e meus avós paternos são de Okinawa. Meus avós maternos e minha mãe de Akita, região Norte do Japão. Regiões totalmente opostas uma da outra. Meus avós maternos já faleceram. Agora tenho somente dois lá em Okinawa.



Eu fui né...já faz um tempinho.Eles vivem falando pra gente mudar pra Okinawa. Mas sabem como é...trabalho em Tokyo...falei pros meus pais irem e eu fico.Dai tenho uma desculpa pra ir pelo menos uma vez por mês pra lá..hehehe.Do aeroporto de Haneda em Tokyo até Naha dá mais ou menos 2 horas de voo.





Vamos lá, Okinawa fica ao Sul do Japão, um conjunto de 169 ilhas e leva o nome de arquipélago Ryuku.Muito tempo atrás, Okinawa era um reino independente.Devido a isso, desenvolveu uma cultura bem diferenciada do resto do Japão.Recebeu muita influência chinesa e possui até hoje, um dialeto local. Depois da segunda guerra mundial, Okinawa pertenceu ao Estados Unidos da América e foi assim por 27 anos. Tanto que para quem estava aqui, precisava de visto americano pra entrar . Os Estados unidos devolveram Okinawa ao Japão em 15 de maio de 1972. Okinawa é uma ilha paradisíaca e muitos dizem que é o Hawaii japonês. Suas praias com areias branquíssimas lembram muito as praias do nordeste brasileiro. Ela é famosa por isso. Areias brancas e água límpida transparente que variam em tons de azul e verde esmeralda. A maioria das praias daqui tem areia escura por causa dos vulcões.





Meu Oji tem um bentoya que é a mesma coisa de fazer comida pra fora. Ele recebe pedidos de vários lugares pra festas,aniversários e comemorações. Quando eu estava lá, eu vi como ele trabalha. Ele tem 89 anos e não pra um minuto. Acorda ás 4 da manhã e deita depois da meia noite. Além dos pratos típicos de Okinawa, ele faz muita comida usando o método antigo de cozinhar na lenha. Ele fez uma costelinha de porco que vou te falar..... o povo de Okinawa consome muita carne de porco. Trabalham ele e a obá, e dois tios. Tenho muitos primos e primas lá mas quase não nos falamos a não ser quando um deles vem pra cá ou vice versa.
Oji quer dizer avô no dialeto de okinawa/avó é Obá !


Okinawa é o único lugar do Japão que praticamente não sofre os efeitos dos inúmeros terremotos que assolam esse País.Mas como nada é perfeito, o que castiga a ilha frequentemente são os tufões.Por isso, a maior parte das casas de Okinawa são de concreto e cimento. Que cara é essa? As casas aqui são de madeira e outros materiais leves por causa dos terremotos. Por esse motivo também, Okinawa lembra muito o Brasil, não fossem as casas de tetos coloridos e a presença constante dos Shisas






O Shisa, é na verdade de origem chinesa, aliás, como muita coisa em Okinawa, e é uma mistura de Leão e Dragão. Geralmente, você os observa no telhado das casas ou na entrada.Um macho e uma fêmea. O Macho com a foca fechada e a fêmea com aboca aberta. Eles servem pra proteger o lar de desastres naturais e chamar felicidade. O Shisa fêmea com sua boca aberta, traga a felicidade pra dentro do lar, enquanto o Shisa macho permanece com a boca fechada pra não deixar a felicidade sair.






Tem muita praia linda. Mas nesse post, quero dar atenção a Ishigaki jima.Da cidade onde fica a casa dos meus avós em Yambaro, temos de ir de carro até Naha e de lá pegar um barco. Você pode sair com instrutores muito lindos de diving ou banana boat. Alugar jet ski por algumas horas se você tiver o bolso recheado.Eu não quis porque tinha de pagar além do aluguel, a aula de iniciante além da enooorme lista de espera. Mas o lugar é fantástico e quando vai chegando a hora de vir embora, a sensação já é de saudade.Apesar de ser uma ilha minúscula, as atrações são inúmeras. De Naha, sua capital,onde também fica o aeroporto, você tem inúmeras opções de hoteis e resorts, barcos que saem para outras ilhas e praias que parecem um pedaço do paraiso na Terra de onde só se chega de barco mesmo. Eu ia precisar de muitos posts pra colocar tudo o que Okinawa tem de bom. Por isso, tenho que resumir né.









Devido ao clima temperado tropical, a gente encontra frutas que aqui em Tokyo, a gente só come de fora.Bananas, abacaxi,maracujá e até cana de açúcar. De vez em quando, chega caixa com frutas e carne de porco aqui em casa que ele manda. Da última vez, chegou uma caixa de maracujá. Aqui é Passion Fruit. No dialeto de Okinawa, mensore quer dizer Bem Vindo.Se um dia você vier ao Japão ,não deixe de conhecer Okinawa.Vale muito a pena. Eu recomendo procurar pacotes de viagem off season, evitando os grandes feriados pra evitar pagar o triplo do preço. Okinawa faz calor quase o ano todo.

Pesquisa :Wikipédia / Google / E meu papai

18 comments:

Rê :) said...

Nossa que lugar mais lindo! Não sabia que Japão tinha isso! Tri ignorante, né!
Bah aqui no Sul tá congelando de frio... e a tal da gripe suina pegando...

bjos ;)

Tainã Steinmetz said...

Não é questão de não gostar do Brasil, é decepção mesmo :(

Que imagens lindas *_____*
Posso pegar algumas?

Bjoo

Desabafando said...

Nossa...adorei as fotos...um lugar paradisíaco. Acabei aprendendo coisas novas com seu post! Deu inveja, pq aqui tá um frio terrível! estou torcendo pra temperatura aqui subir um pouquinho!

Fee said...

Okinawa é realmente uma região muito linda né..
a areia, a água...

já tinha visto várias fotos, mas essas estão perfeitas~

e os japas bronzeados de okinawa hein hiro..!?
sAHSUIahsiuAaihsiuAHSIa ^^'

nossa que legal seu tio tem um bentoya lá é... sugoi~

calor num lugar desses é ótemo né!
agora calor na cidade, ter que trabalhar e talz é uma coisa.. >_<'

enfim, aqui tá um friooo
e faz quase 1 semana que chove sem parar...

legal esse negócio do shisa
e dá pra se ver de longe que é coisa da china mesmo.. rs

take care Hiro-chan~
kissu~

Gesiane said...

Ahhhhhhhhh que sacanagem Leo, eu aqui congelando com os 4ºC você falando de sol, mar... vai ver só quando ai tiver gelado e eu aqui no calorzão rsss... brincadeirinha!!!

Ai que lugar mais lindo... fiquei intrigada porque ai não tem terremoto (sou geóloga, então minha cabeça já foi parar nas placas tectônicas)vou pesquisar e ver o que tem diferente geológicamente falando desta parte do restante do Japão!!!

Vai ficar anotado, se rolar meu doutorado aí Okinawa vai ser parada certa!!!

Beijos

Dea アンドレア said...

Eu quero conhecer Leo! Eu só conhecia Okinawa pela previsão do tempo. Pq sempre tem previsão de sol, enqto aqui nublado ou chuva rs... Não sabia q era tão lindo. Vc sabe qto tempo de Fukuoka? to perdidinha...

Luria said...

Show! Eu quero mto conhecer Okinawa! Mas foi o que você escreveu, por que será que é tao caro? ahuhauahua

Beijos!

Farofa de Batata =] said...

Leooooo ^^

Ah já ouvi falar desse lugar rs, lugar, desta ilha neh? te um amigo da Cinthia que os parentes dele são de lá e ele comentou...

Eu só iria se não tivesse mta opção ou gastasse pouco, pq como vc sabe praias estão fora do meu roteiro preferido, sou mais ir pra alguma cidadezinha do interior do Japão hehehe, alias vc já foi em mtas?

Pois é Leo temos gostos parecidos mesmo ^^ Paganismo pra mim me completa, amo demais!! Já vi que o senhor está falando élfico tb hein?

Vc lê Leo? Falando em leitura alguém está me devendo um email meninu mal!!!!!!+P

Boa quarta=]

Miquilissss
Bru

Leo Yk said...


Tu tb é do Sul guria?? *-* Tava falando pra Tainã que eu A-D-O-R-O o sul do Brasil.Tenho amigos em Porto-Alegre e Gramados.Apesar de quase não ia ao Brasil, sempre que volto, dou um jeito de passar uns dias por estes lados...acho que é porque adoro o clima frio mei europeu,lareira, vinho, fondue de chocolate, gente bonita...hauhua!
bjs

Tainã

Pode ficar a vontade! xD
kiss

Flor de Lótus

Parece que sim né...todo mundo ai no Brasil ta reclamando do frio e todo mundo aqui reclamando do calor..hauhua..nunca estamos satisfeitos né...eu já gosto do clima frio...
kiss

Bakanishi kun

Ehhhh vc já pesando nos japas bronzeados né seu sukebee huahusha!

Okinawa é um lugar muito lindo lindo mesmo...nessas horas, eu sinto o poder de Deus porque ele soube criar com perfeição..pena que o homem não sabe dar valor..
kissu

Gesiane

Hhahahaha calma guria....eu tenho inveja de todos ai no Brasil...tu não sabes, não faz nem idéia, do inferno que esta isso aqui..xD
Q tri-legal...tu é geóloga! Eu nunca quis saber o motivo de okinawa não sofrer os abalos sísmicos que temos por aqui....me avise se avançar nas pesquisar..quero saber hein..rs
Bjoss

Andréia
Hhahahaha verdade...lá parece que o sol esta sempre a brilhar..xD
Eu verifiquei no site da Japan Airlines e dá aprox 1 hora e 45 minutos...não dá muita diferença saindo de Tokyo...vale muito a pena conhecer..rs
bjs

Lu
hhauhua....eu particularmente acho que o preço fica superfaturado, porque a procura é enooorme! PArece que não mais os japas viajam mais pra Okinawa do que qualquer outra parte do Japão...
Bjs

Bruu
Aya moça..xD

si, depois de ver vc usar muito o sindarin, resolvi me aprofundar nos estudos...eu estou quase no final do livro Contos Inacabados de Tolkien...vou ser sincero...oo livrinho complicado de entender...xDD ia pedir socorro mesmo pra vc...hehehe! Eu A-M-O ler! Sou viciado em livros...xD
bjoss

Farofa de Batata said...

Que cor de água, não?
Você falou sobre seus parentes, e falando em cor de água e Itália (que vc disse q adora ;) ), já ouviu falar de Polignano a Mare?
Parte da minha família, que é italiana, veio de lá.
Não tive oportunidade de conhecer ainda(pq me desculpe mas o bilhete que vc ficará milhonário, eu terei comprado tb e tb ficarei rica pra fazer tudo q quero...hehehe), mas, as fotos que ví no flickr são de chorar.
Dizem que lá era a saída mais próxima da Grécia, e minha bisa contava que acordava com o galo cantando na Grécia...hehehe...vai ver daí a minha ligação com os gregos (impressão minha ou já te contei isso? :S).
Vou te mandar o link da foto de Polignano, só pra vc babar tb ;)

http://www.flickr.com/photos/33346293@N04/3110011687/

(se tiver curiosidade, tem muitas outras fotos lindas no flickr)

Não à toa, o "slogan" da cidade é: Polignano a MAre, onde o mar é mais azul!
hehehe

Beijosssss

Cinthia

Fábio Paulos said...

muito fixes as imagens!!

Farofa de Batata =] said...

Leoooo

Ahhh não come não manda eles!!! hahahaha, assim nunca chegam, vc tem cara que adora um docinho, ainda mais que os docinhos dai tem cara de ser bons!!!

Oia só está aprendendo sindarin =] Eu já estudei atualmente tô parada, mas logo me empolgo de volta pq comprei o simarillion, álias meu namo me deu de niver adiantado ^^ (e mto hahaha)...eu só li o Senhor dos Anéis e o Hobbit, pq até então tds livros são mto caros neh? Ai agora vou ler esse e rezar pro contos inacabados baixar...O Senhor dos Anéis foi o último presente q minha vó me deu antes de morrer =/

Eu sinto coisas estranhas quando me aprofundo em Tolkien, uma sensação de pertença sabe? Mto estranho, mas tenho minah teoria a respeito do Tolkien, e ela tem lá seus sentidos, me cobra no email q eu te falo...

È contos inacabados é dificinho, eu não li como disse mas tenho revistas O Fantástico Mundo de Tolkien, q infezlimente ñ vende mais, e lá tem mtos estudos inclusive se quiser te mando xerox ^^

Vc lê em português ou japonês? Quais são seus livros favoritos?

Boa quinta^^

Miquilissss
Bru

Tainã Steinmetz said...

Na foto ali no pefil é você??? IGUAL ao L no filme do Death Note *______*

Sabe, quanto ao filme "O Corvo", o que eu gosto mesmo é o final. A história em si dele não me atrai muito, hehe. Depois q vc assistir me diz o q achou.


BJoo

Gesiane said...

Léo... Gosta do Sul é... eu sou de Porto Alegre!!! rss...

Falando em geologia, acredita que andei pesquisando e ainda não descobri a resposta... Até mapa geológico de Okinawa já achei... mas não desisto vou descobrir o porque nem que tenha que mandar e-mail para meu co-orintador da TODAI!!! hahahahaha...

Beijos

ps. Aqui tá frioooooo....

Fábio Paulos said...

obrigado pela visita e pelos comentarios

a minha primeira opcao foi relacoes internacionais!!!

trancoso, teve um papel fundamental no inicio de portugal! tem muita historia!

sim estive na suica, varias vezes, e o chocolate e' muito bom =D

tambem adoro a cidade fm

axo que respondi a tudo,
abrcox

Farofa de Batata =] said...

Logo os Koalinhas Leo? Poxa vida!!! hahaha brincadeira, não passe vontade coma o que quiser e mande quando puder sem pressa hahaha

Bom basicamente nós intercalamos os posts Leo, não é dificil saber quem é quem, os meus constumam ser mais longos, eu sou de virgem então imagina hahaha

Que bom que gostou da seção relembrando eu criei por dó dos posts que passaram rs...

Ih tenho brumas de avalon pra ler...comprei os 4 mês passado...mas vou começar simarillion vamos ver, só preciso q estes malditos brindes me larguem, qd eu penso q vou chegam mais e eu quero mais hahahaha

Nha vc não disse seus livros favoritos ^^ E animes e mangás, eu gosto tanto, mas não tenho $ cain cain, tô comprando dois pq são apenas três edições cada um rs...

Boa sextaaaaaa

Miquilissss
Bru

Fee said...

que saudades de ser chamado de bakanishi-kun.. *-*

UAHSUahsuAHSUahsuAHSUahsuAHSUa

vai me dizer que tu também não fica de olho hein...
te conheço Hiro.. rsrs~

ore wa sukebe desu kaaaa??
omae mo!
omae wa sukebe ssu nee~!!
AUHSuahsuAHSuas~

kiwotsukete kudasai yo~
sarangheyoo Hiro-chan <3

Mariposo-L said...

Que lindo e deve ser um delicia mesmo , lendo seu post estou tentando me lembrar em que filme eu vi cenas cenas de Okianawa, mas não consigo me lembrar

Também quero ir ai :)

Me leva junto ..kkkkk

Um abraço