Thursday, July 30, 2009

Okinawa Island - Parte II








Vou dar continuidade ao post de Okinawa mas prometo que essa é a parte final e só volto a falar novamente da terra de meus avós,quando lá voltar novamente.

Como eu disse anteriormente, os Estados Unidos tomaram Okinawa por longos anos e como se instalaram lá, muita coisa americana ainda esta presente. A Base Naval Americana de Okinawa é agora,a maior do Japão.Todos os anos, há protestos pra retirada das forças armadas americanas de Okinawa.





Os moradores de Mihama reclamam do barulho dos caças que sobrevoam a cidade dezenas de vezes ao dia, dos porta aviões Kitty Hawk espalhados pela ilha.Mas não adianta.Eu comento com meus amigos japoneses que é muita burrice pedir aos EUA sairem do Japão principalmente em um momento em que o porco-espinho norte coreano esta ouriçado querendo briga. O cara tá com os dois pés na cova mas tá provocando.Um País miserável, o povo passa fome, mas o dinheiro do País comunista vai é pro desenvolvimento de armamento bélico. O Japão desde que perdeu a guerra para os Estados Unidos na 2ª guerra mundial, não pode usar seu exército pra ofensiva.O único objetivo, é pra defesa em caso de guerra. O Japão tem poder financeiro pra ter uma estrutura bélica de ultima geração, mas o fato de nenhum País ainda ter tomado alguma atitude hostil diretamente contra o Japão, acreditem, China e Korea tem motivos de sobra pra querer a queda do Japão, é o fato dos Estados Unidos estarem aqui dentro. Eles são o escudo do Japão que por sí só, acredito não tem condições de fazer a defesa sozinha contra seus inimigos. Ops, o post saiu do script.









Em Mihama, fica o American Village.Queira ou não, a presença americana se faz presente em quase todo o arquipélago japonês, mas em Okinawa, é onde isso fica mais visível. E já fez muitos adeptos do Junk food e a moçada de hoje em dia, troca uma saudável sopa de soja por dezenas de hambúrgers seja de lojas tradicionais como o do palhaço ou de redes americanas mesmo como o BigBoy.







O Complexo do American Village, inclui restaurantes, lojas, área recreativa, shooping center e muito mais. Tem o famoso teatro - aqui é usado pra definir salas de cinema e não de peças de teatro em questão - Mihama 7 Plex movie theater fica anexo ao Starbucks ao meu ver, perfect mach!! As salas acústicas, som stereo.Eu não peguei nenhuma seção quando fui.Mas me senti de novo nos Estados Unidos.Parece um pedaço da América de verdade.






O Dragon Palace, um complexo de lojas e games típicos japoneses e americanos.Dividido em áreas de jogos para crianças de todas as idades de 0-100 anos. Falar de 100 anos em Okinawa é normal, já que o maior indíce de longevidade do Japão, vem de Okinawa. A irmã do meu Avô, tem 102 anos e anda com a coluna retinha e esta lúcida. A ponto de ter visto meu pai e ter lembrado da familia inteirinha.Um espetáculo.Esta com muita saúde.






SeaSide Square, fica a maior área de alimentação do complexo, mas lugar pra comer, você acha em quase todo o complexo, inclusive, os carrinhos de cachorro quente típico americano.Não consegui achar nenhuma foto na net. Eu devia ter tirado quando fui.Mas a excitação era tão grande que nem lembrava de ficar clicando as coisas. Aqui tem karaoke, pra quem gosta e mais lojas de souvenirs.





Ferris Wheel , o símbolo do American Village, leva 15 minutos pra fazer uma volta completa.Você tem uma perfeita visão do lugar e tem uma linda visão do Emerald Beach - nem queriam imaginar o motivo dessa praia ter esse nome - Eu recomendo ir uma vez de dia e outra de noite. A beleza muda conforme o horário.











Agora, outro lugar imperdível, é o Okinawa Churaumi Aquarium. O térreo, fica no 4ºandar, isso mesmo, e depois, você vai descendo, a escada rolante que dá para os andares inferiores, passa por dentro do mar e o teto é de vidro.A sensação é única e indescritível. Mais indescritível, é você olhar aquele aquário gigante sem ao menos sentir um frio na espinha.Eu fiquei com um misto de euforia e medo.Fiquei imaginando aquele vidro arrebentando.....imaginação fértil né. Tem umas arraias gigantescas.Gigante e imponente, é o tubarão baleia Rhinodontes. Quando eles aparecem, você escuta muitos - Ohhhh !! Woooo !! Ahhhh! Waaaa !! e flashes.Muitos flashes.Tem avisos em todo lugar pra tirar fotos sem flashes porque dizem, fazem as celebridades marinhas ficarem estressadas.Mas alguém respeita?? Alguns passam dos 4 metros de comprimento. Se der sorte, você pode observar um mergulhador alimentando os peixinhos. A Arraia Manta, também é a estrela do lugar.Ela parece dançar na água.






Quando cansar e resolver descansar, ou bater aquela fominha mas não quiser passar nenhum minuto longe dos peixinhos, escolhe o Café Ocean Blue . Tem vários lanches, alguns com ingredientes típicos de Okinawa. Mas claro, o que vale aqui, é a vista. Cliquem nos links acima pra ter uma idéia da coisa toda. Visitar Okinawa, é uma experiência inesquecível. Pela cultura, pela beleza, pela comida...enfim.
UTiná ni itido mensore !!

16 comments:

Elisa no blog said...

Moro em Yokohama.
Fui a Okinawa há tanto tempo que não conhecia nada do que vc mostrou nas fotos.
Belo blog, parabéns.
Visite o meu quando quiser.
elisa

Gesiane said...

Ahhh... estou de boca aberta aqui com o aquário... nunca fui em um assim onde parece que você está dentro do mar!!!

Ah, eu ainda vou em um...

beijos

Rê :) said...

Ai que coisa mais liiiiiiiiiiiiiinda isso!!! Eu passei o link do teu blog pra um amigo que ama o Japão, faz curso de japonês, e vive cantando musiquinhas japa, hahahaa, ele adorou o blog.

Nossa e térreo que fica no 4ª andar, é estranho!! hahaha! E o que é esse Aquarium... coisa mais divina!

Bah 102 anos com a coluna retinha e lúcida, só aí mesmo!

Tem que trazer a receita do chá da longevidade que ela deve tomar, heheheh!

Bjo, bjo ;)

Rê :) said...

Ahhh concordo totalmente ctg Leo, hoje em dia um diploma não significa nada, temos que estar vivendo e respirando sempre a frente do nosso presente, mal temos o diploma na mão e já temos que estar com outros planos em mente pra estudar, pra se atualizar...

Ri muito quando tu disse de blogs que falam de beleza e calcinhas, huahauahauahauh!

Bjos, bom findi ;)

Elisa no blog said...

Oi Leo,
Obrigada pelo comentário, pela visita e por ter se colocado como seguidor. Também sou seguidora sua agora.
Se vc chegou pequeno, como escreve tão bem português? Frequentou escola brasileira?
Olha, se a pergunta for muito pessoal e indiscreta, não precisa responder, viu. Afinal acabei de conhecer seu blog.
Mas é que fiquei admirada com a sua fluência.

Pois é, gosto de falar que sou apenas uma das brasileiras no japão e que só consigo falar do que vejo e vivencio. O Japão é grande de norte a sul e tem muita diversidade.
Por isso é muito bom saber dessas coisas que vc fala. Estou aprendendo muito com vc. Moro há 20 anos em Honshu e não sabia que oji e obá significam avô e avó em Okinawa. E como fica tio e tia?

Desculpe por te encher de perguntas. Não costumo escrever tanto em comentários.

Aliás, respondo aos comentários nos respectivos blogs das pessoas, vc se importa? Já tem dois meus nessa mesma postagem.

beijos,
elisa

Farofa de Batata =] said...

Suilad Leoooooo ^^

Gostei desses lugares, mas de fato se vc não falasse que era Okinawa eu iria axar q era alguam parte do EUA...amei o aquário, lindoooo, eu sou apaixonada por animais, e adoro ir em lugares assim, por outro lado morro de medo deles, e tb ia ter uma imaginação como vc ^^

Sabe hj tb sonhei com enchente, mas em proporções assustadoras, me lembrei do seu sonho...mta agonia essas coisas, ainda mais q aki em Sp não para de chover hehehe...

Vc gosta de guias? Tenho recebido uns lindos de várias partes do mundo, se vc gostar te explico como conseguir, td de graça, já peguei até uns ai do Japão ^^

Bom por agora é só, mas logo venho te deixar mais scraps (é pq não é mais comentário neh hahaha) alias vc tem orkut?

Bom fim de semanaaaaaaa

Miquilissss
Bru

Desabafando said...

Nossa...adorei o post, e as fotos belíssimas....confesso que eu, na minha ignorância, não imaginava que tivesse lugares tão bonitos no Japão. Imaginava uma metrópole louca e cheia de prédios altos como SP....mas que bom que vc está escrevendo, assim posso aprender um pouquinho mais! Tb não sabia sobre o negócio das máscaras aí no Japão! Que bom que por aí tá controlado, aqui as neuroses estão soltas...rsrsrsrs....bom fim de semana!

Desabafando said...

Tem selinho pra vc lá no meu blog, passa lá pra pegar! Bom fim de semana!

Fee said...

Nossa, essa de vila americana eu não sabia hein..
Sabia da base e talz.. mas pelas fotos parece que tu tá nos eua mesmo.

Enfim.. os norte-coreanos... qual é a deles!? ainda não entendo o que eles querem.. deviam gastar com investimentos no país..

lindas fotos~
mas waaaaaaaaa~
esse aquário é o mais foda!
muito lindo~

"Fiquei imaginando aquele vidro arrebentando..."

eu sempre imagino essas coisas também..

deve ser indescritível a sensação... você lá.. e todo o mar bem ali na sua frente.. nossa..

hum.. tentei entender a última frase ali que você escreveu..
é dialeto de okinawa né..!?

seria algo como: 'vejo vocês mais uma vez' [?]

'até uma outra vez' [?]

ou nada a ver? ^^'
IAHSUIahsia

Elisama said...

Ual, até parece que to ai.

Pensadora Compulsiva said...

Nossa Leo!
Que lugar lindo!!
Adorei a roda gigante e o aquário.
Deve ser muito bom ver tudo isso de perto.
bjox

Marcelo Novais said...

Genteee to passado!
Que lugaaaar mais LINDO!
Me leva?rsrrs
adorei seu blog to seguindo tbm!
Fuiz!

Fábio Paulos said...

infelismente os americanos têm bases areas por todo o lado, em terretorios que nao lhes pertence!!

o oceanario parece muito interessante!

abrco

Mariposo-L said...

Olha eu aqui outra vez....mas que maldade com agente colocar essas fotos ...morri de inveja ...me leva ...please :)


Olha como vc está usando alguns termos desconhecidos tipo "UTiná ni itido mensore" coloca a tradução assim agente aprende :)

bjx

Diogo said...

Ja sei meu proximo destino...
So preciso esperer a baixa temporada
uhauhauha

abraco

Leo Yk said...

Mariposo
Pois é, o Fee já tinha me cobrado isso também, é que na hora, até esqueci de colocar a tradução.Foi mal.xDD

Isso esta em dialeto de okinawa e significa, seja bem vindo a okinawa, ou , seja bem vindo em sua visita a Okinawa! rs
abraços

Dids
Pois é Dids, quando vc e a Lu resolverem ir, vamos ver se vou junto dai vcs naum precisam gastar com hotel...rs
abraços

Bruna
Vc esta recebendo bastante presentinhos né moxinha?? xDD
Me explica sim, como faço pra conseguir..
bjs