Thursday, August 13, 2009

Informação QZ - Terremotos



Amigos leitores, blogueiros do Japão, assim como minha idolatrada Kikki já informou no blog dela, a jornalista Erica Chaves agradece quem tiver material dos recentes terremotos que estão atingindo a província de Shizuoka. Pra quem mora na região, e tiver maiores informações e ou fotos, podem enviar para os seguintes E-Mails:







Hoje, 2009-08-13, mais um terremoto atingiu a ilha de Hachiojima ao sul de Tokyo que deu 6,6 na escala Richter.Já é o terceiro tremor considerado razoavelmente forte que atinge o centro do País.


Eu senti muito bem, o tremor do dia 12 ás cinco e pouco da manhã.Tinha acabado de ir ao banheiro e tinha me deitado novamente quando começou.Eu sou uma pessoa que não se abala com terremoto.Eu continuo fazendo seja lá o que for. Os lustres aqui balançam pra lá e pra cá, eu achei que estivesse sonhando porque ainda estava com sono, meio tapado... bom, tapado eu sempre fui, mas quando eu escutei a janela bater, percebi que era um dos violentos. Mas mesmo assim, fiquei na minha.Demorou um bocado pra parar.Dormi de novo quando percebi que já estava tudo certo.








Galera, pra quem ta aqui no Japão, existem regras que todos devem tentar cumprir.Em casa, a gente segue o padrão japonês.Tem uma mochila de emergência e nela, você deve colocar documentos, manter um envelope com dinheiro se possível e guarrafinhas de água mineral.Quando começa esses terremotos um trás do outro, já deixamos essa mochila em local de fácil acesso pro caso de ter que sair correndo de casa. Aqui segue algumas regrinhas básicas:






* A primeira ação tomada pelos japoneses, que é ensinado desde o jardim primário, é se enfiar debaixo de uma mesa ou qualquer lugar que possa proteger a sua cabeça da queda de eventuais lustres ou caso o teto, na pior das hipóteses venha a desabar, você tem maiores chances de escapar com vida.No meu caso, eu me enfio na mesa da cozinha que fica ao lado da geladeira. Porque caso eu venha a ficar soterrado, terei acesso a comida até o socorro chegar.






* Manter áreas de acesso a portas e janelas livres, em caso de ter de abandonar a casa as pressas, qualquer coisa no meio do caminho, pode atrapalhar. Lembre-se, nesses casos,um minuto pode significar uma vida.Assim que perceber que o tremor parou, é bom sair de casa até se certificar que a sua casa esta em condições ideais. Nunca saia de casa correndo após um terremoto.Cuidado com a cabeça.Muitas coisas tendem a cair depois de um forte tremor.Não chegue muito perto de muros e não entre em ruas estreitas.







* A maioria dos terremotos não sei porque, acaba acontecendo a noite, de madrugada quando todos estão dormindo.Portando, procure ir pra cama com trajes que você possa sair a rua, sem precisar se trocar.Ninguém vai estranhar se você aparecer de pijama e pantufas mas quando eu estava em Kanagawa, um terremoto de 6,8 fez várias pessoas sairem de casa de madrugada correndo.Eu morava no décimo primeiro andar.Quando cheguei no hall de entrada, tinha gente de calcinha e sutiã enrolada em uma toalha....Não vamos pagar mico né galera.


* Mantenha a chave do gás fechada todas as noites. Isso é tarefa do meu pai.Ele faz sem pedir e é uma coisa automática.Algumas vezes vou de dia mesmo nos meus dias de folga e me estresso com o gás fechado.Já falei pra fazer isso só a noite mas não adianta. Parece que não, mas há uma quantidade muito grande de pessoas feridas e até morte por causa de incêndios causados pelo terremoto.










* Se houver feridos e você estiver em condições, toda ajuda é bem vinda no socorro as vítimas.Mas deixe os que estiverem fora do seu alcance para os paramédicos a não ser que você seja um deles.Um simples erro pode complicar muito o quadro clínico da vítima. Procure saber onde fica na sua cidade, a área de refúgio da sua região. em japonês, chama-se Hinan Basho. Em inglês, Evacuation Area.A prefeitura da sua cidade fornece essas informações.Mas aquela sua vizinha, ou amigo japonês devem saber.Procure manter-se informado(a).Esse simbolo abaixo, é o que indica a área de refúgio.





*Aqui se você estiver dirigindo, a regra é encostar o carro no lado esquerdo da rua, ou terreno vazio (para não atrapalhar a passagem eventual de bombeiros e ambulâncias). Se houver policiamento controlando o transito, obedeça e siga as instruções fornecidas.Caso tenha de abandonar o carro, deixe a chave no contato e janelas abertas e fuja a pé.Essa pode parecer uma ideia idiota mas se o seu carro obstruir a passagem de uma viatura do corpo de bombeiros, isso significará além de perda de vidas, a perda total do seu carro uma vez que eles terão permissão de amassá-lo, empurrá-lo pra fora do caminho se necessário.Acredite, ninguém levará teu carro e quando acabar o perigo, é só ir buscá-lo.






Por fim. a mochila básica deve conter os documentos principais,para os brasileiros,passaporte e gaijin torookusho é essencial.Algum dinheiro, rádio de pilha, lanterna,garrafinhas de água mineral, isqueiro e comida não perecível como macarrão instantâneo e bolachas. A minha mochila tem alguns itens a mais como o Ipod autografado pelo GDragon, band-aid do pooh pro caso de me machucar, minha coleção de revistas Myojo, Potato,Wink Up e meu travesseiro. Brincadeiras a parte, nenhuma precaução é demais né.

9 comments:

Gesiane said...

Que bom que contigo está tudo legal!!!

Bom saber estas regrinhas... quando for fazer parte do meu doutorado aí vou ter que fazer um intensivo... rsss... eu vou começar a pensar nas placas geológicas... aiaiai já estou até vendo...

きをつけてレオくん

Beijos

Desabafando said...

eu espero nunca passar por um terremoto...não sabia que eles ensinavam tudo isso para crianças...fiquei admirada no bom sentido, pela organização, pelas regrinhas e tudo mais...interessante...mas acho que se eu estivesse no seu lugar ficaria apavorada....

AH, ee aqui no Brasil, se sair e deixar o carro aberto e com a chave dentro, pode dar adeus a seu carro...rsrsrsrs...é dar chance pra ladrão...que bom que aí, depois vc pode voltar e encontrar seu carro lá!

Farofa de Batata =] said...

^^ Sua malinha está um tanto interessante rsrs, os band-aid do pooh são os melhores rsrsrs....

Tava me perguntando, falando com meu namo sobre as pepsis que tem ai, quais tipos tem além da normal? (pergunto pq meu namo é doente por pespsi fica delirando qd não toma rsrsrs)....

Vc não me disse até agora quais animes e mangás que vc gosta?

Ah sim, fico feliz que nada tenha acontecido por ai mocinho ^^ Os treme-treme são perigosos hehehe...não sei o q eu faria, mas do jeito q sou lesada ia axar q era eu e não o chão q estava tremendo...maldita hipocondria rs...

Esqueci de te falar, tb não gosto de pipoca, e isso rende caras mto estranhas das pessoas, mas do q dizer q acredito em espíritos hahaha

Boa sexta Leooooooo

Miquilisssss
Bru

Fee said...

haha~ eu já sabia de tudo o que você escreveu aí.. XD

o treinamento nas escolas e talz..
enfim.. informação nunca é demais, thanks for up it~ o/

AH, ee aqui no Brasil, se sair e deixar o carro aberto e com a chave dentro, pode dar adeus a seu carro...rsrsrsrs...é dar chance pra ladrão... [2]


mas esse japa é muito do metido..
além de mencionar o Ipod tem que falar que foi autografado pelo GD~

aishhhh >_<'
nem queria mesmo
/mentira~ XD shAUSIHauish

hey, eu e a Ayumi queremos fotos desse Ipod viu!! não me venha com desculpas, uma foto só que seja, onegai hein Hiro..

minha amiga sempre dizia que os terremotos aconteciam quase sempre a noite mesmo...

anyway~
se cuida aí Hiro-chan~
sei lá, nunca se sabe essas coisas né..

;*

Elisa no blog said...

OI Leo,
Muito bem explicado e com informações muito importantes. Está ótimo, parabéns.

É sempre bom recordar porque a gente se esquece de muita coisa. Na hora do terremoto é muito difícil agir com calma.
bj

andreia inoue said...

post super explicativo e util,principalmente nesses tempos de terremoto constante.
Espero que pare logo pq é assustador esses fenomenos naturais,
abracao.

Pensadora Compulsiva said...

Muito educativa sua dica, mas se eu tivesse que passar por isso acho que entraria em panico!
Terremoto...morro de medo...
Que bom que vc está bem.
bjox

Rê :) said...

bah... terremoto deve ser algo "fueda"... putz... bah eu não sabia de todos esses ensinamentos que eles davam por aí... Leo morri de rir com as figuras que tu colocou de desenho, HAUHAUAHUAHAUAH!

E deixar chave dentro do carro? Putz... só aí mesmo... um lugar com gente civilizada"!

Bjos ;)

Diego Marques said...

é BOM SABER QUE VC ESTÁ BEM...
E que é corajoso... eu morro de medo de terremotos!!!

Sei lá são sinistros

Abço