Sunday, January 31, 2010

eSS Chá Oolong



Vou falar essa semana, de uma bebida que assim como a água, já faz parte do meu dia-a-dia aqui no Japão, bem como no resto do País. Todo mundo sabe que oriental adora um chá. De manhã, de tarde e a noite. E se existe até cerimonia pra fazer um chá, então é porque é especial. Ia começar falando do chá verde que é o mais conhecido agora, mas como já existe diversos tipos de chá verde, decidi falar dele por último. Vou dividir esse post em 3. Primeiro será do Oolong, o black oolong e o chá verde que vai trazer a tona também, o chá branco.
O chá Oolong é consumido principalmente na China, Taiwan e seguido do Japão. É conhecido também como red tea. As folhas são secas diretamente ao sol, e depois, sacudidas em cestos de bambu para ligeiramente machucar as beiras. Então são estendidas novamente até atingirem uma coloração amarelada.








Vamos lá, pra quem aprecia um chá de verdade, sabe que um chá gostoso não é só aquele que você toma com 2 colheradas de açúcar. Os chás do qual me refiro, precisam de um pouco mais do seu paladar apurado. Tanto o chá verde quanto o Oolong possuem um aroma muito agradável e rico em sabor. Mas atenção, não se adoça chá verde ou chá Oolong. Confiem em mim, se você colocar açúcar, vai ficar horrível e além de tudo, vai perder o sentido da bebida saudável.
Tanto o chá verde quanto o Oolong, pertencem a mesma planta Camellia Sinesis, e a diferença de uma chá pro outro, é o processo de fermentação pelo qual a planta é submetida.
O chá Oolong é semi fermentado, o que confere a ele, uma quantidade muito maior de flavonóides(*)do que o chá verde.


As folhas da Camellia Sinesis in Natura



O chá oolong também é responsável por aumentar o metabolismo em aproximadamente 10% o que consequentemente, faz você gastar mais energia e quando você gasta mais energia o que acontece? Você emagrece né. Mas não adianta sair comendo tudo o que der na telha e tomar o chá. Ele não faz milagres sozinho. Ele também, assim como o chá verde, é rico em anti oxidantes e combate o envelhecimento das células talvez isso explique, porque é tão difícil adivinhar a idade dos japoneses.
Vários componentes presentes no chá,atuam como anti oxidantes entre eles, os flavonóides,a catequina e os polifenóis.
O mais importante na preparação do chá, seja ele em saquinhos ou a erva mesmo, é não ferver a água. O ideal é em torno de 90º. Se ferver, espere esfriar um pouco.


Foi comprovado que o chá Oolong é bom para:


*Diabetes -pode ser um complemento eficaz para hipoglecemiantes orais no tratamento de diabetes tipo 2.
*Alergias - Dois derivados catequina (C-1 e C-2) , com potentes atividades antialérgicas foram isoladas a partir do chá Oolong em Taiwan.
*Infecções Bacterianas - Os polifenóis do chá Oolong inibiram fortemente a atividade enzimática de alguns tipos de estreptococos.
*Cárie - Os compostos polifenóicos do chá oolong podem ser úteis para o controle de cáries dentária.
*Obesidade - O consumo do EE chá oolong estimula a oxidação da gordura em pessoas com peso normal.



Mas qual tomar? O chá verde, o oolong ou o chá branco? A diferença começa no processo de oxidação das folhas. O Oolong é semi oxidado, o chá preto é totalmente oxidado e o chá verde não oxidado. As folhas frescas do chá são elevadas em catequinas(*) isso significa,que o chá branco tem os mais altos níveis de catequina seguido de perto pelo chá verde. É importante lembrar, que tal como durante os níveis de oxidação as catequinas podem diminuir e os níveis de teaflavinas(*) e thearubigins(*) vêm aumentar. Essas duas substâncias são encontradas em altas concentrações no chá preto e Oolong e tem propriedades anti-alérgicas, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas.
Em 2001, um estudo na China indicou que as propriedades antioxidantes do chá verde e preto são iguais.Não importa qual, o importante, é tomar. Vamos provar?




Glossário e fonte

(*) flavonóides é o nome dado a um gde grupo de fitoquímicos ou fitonutrientes que são polifenóis de baixa massa muscular(ficou na mesma né..rs)
(*)catequinas é um fitonutriente da família dos polifenóis e sua principal ação é o efeito antioxidante.
(*)teaflavina é o derivado da catequina assim como o thearubigins.
wikipédia e amigosdochá.com.br

12 comments:

Bah said...

NOssa, eu não costumo tomar muito chá e os chás prontos aqui do Brasil são tão doces, que fica até com aquela amarração na boca... Preciso criar esse hábito dos meus pais, que tomam chá verde todos os dias, independente se tiver calor ou frio... mas no inverno, claro, abusam ainda mais.

Kisu!

Desabafando said...

Tive uma aula sobre chás lendo seu post..rsrsrsrs....o único que eu já tinha ouvido falar era do chá verde...que parece que virou moda por aqui por ajudar no emagrecimento....mas confesso que nunca provei, não sou muito fã de chá...rsrsrs....mas eu acho que um chá bem feito e com os componentes adequados pode até servir como curativo. Tenho um livro ótimo sobre o assunto, mas ainda não tive tempo de acabar a leitura: Fitoenergética: a energia das plantas no equilíbrio da alma....é bem interessante...rsrsrs...

Kiyomi, a.k.a. Piggy said...

Gostei do assunto, eh sabido que cha faz bem apesar de eu tomar um litro de cafe por dia . Vou trocar por um litro de cha por dia e dane- se as constantes idas ao banheiro pois cha eh um poderoso DIURETICO !
Beijos!

Farofa de Batata =] said...

Sou adepta dos chás deixa eu ver, desde pelo menos meus 10 anos, mas tenho uma paixão pelo chá mate de limão (que recentemente descobri ter as mesmas propriedades do chá verde =])...não costumava tormar outro, mas veio o chá verde e tem pelo menos dois anos que eu tomo, e amo! Inclusive estou tomando agora, qd estou disciplinada chego a tomar três vezes ao dia, e é visivel o resultado dele, não só emagrece, como dá uma enxugada na agua ou seja tira a retenção de liquido... ^^

Eu só não tenho uma dieta oriental pq aqui na terra do sol torrado rs as coisas são caras, mas queria provar o chá verde dai pra ver se é o mesmo gosto...

Provei o branco já, mas achei ele fraco em relação ao verde, falta provar o vermelho...um bom pra emagrecer e oriental é o de hibisco, mas axo ele forte demais, tomo de vez qd só...

Saudades Leo, seu chatu que ignora meu pedido de email =P Queria te mandar um texto do Wagner Borges!

Bom Comecinho de Semana!
Miquilis
Bru

Desabafando said...

Oi Leo,
tudo bem? rsrsrs...

ri muito dos seus comentários...sim, eu leio todos, e até mais de uma vez...rsrsrs...

Não tem como o tiozinho saber do meu blog...rsrsrs...mas vai entender qual era a dele né? E meu dentista não é bonito não, vc não quer trocar? eu te mando um cantor e vc manda um bonito pra mim? rsrsrsrs....

Boa semana pra vc...qualquer coisa depois apaga esse comentário!

Diego Marques said...

Adoro Chá, mas pensando bem não tenho tomado ultimamente!

Vou mudar isto agora acho q tenho erva cidreira aki... depois nos falamos vou por agua pra ferver agora!

Ótimo post

Sumie said...

Olá Leo,tem um presentinho para vc no meu blog,passa lá.

Gesiane said...

Eu sou fã de chá... quente, gelado... acho que tomo chá verde todos os dias e me faz um bem...

Gostei de saber as diferenças entre eles.. Leo-kun é cultura ^^

Beijão

Diego Marques said...

Leo tenho uma pergunta... como vc coloca este Lounge Menu no blog? vc poderia me contar?

Um abço!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez said...

Muito legal esse post, bem completo. Ressaltou bastante o aspecto saudável dos chás.

Eu gosto do Oolong... verde, branco... chá é bom.
Abraços

Shigure said...

Oolong eO gosto e mto... agora o verde nao desce >_<

Dea アンドレア said...

OI Leo, qto tempo. Ja estava sentindo falta dos seus posts.
EU queria saber comprar esses chas, aq é dificil pq muitos não estão escritos em ingles, só em japones.
Entao tenho comprado pela figura da caixa.
Vc tem uma dica p eu poder comprar um desses q vc comentou?
bjs